MARIANA GONÇALVES
formação
MARIANA GONÇALVES
FORMAÇÃO ARTÍSTICA
2023:
-
Programa de Capacitação em Cenografia - PUC-RIO (em curso)
2021:
-
Grupo de Acompanhamento de Artistas com Julia Lima e Bruno Novaes
-
Grupo de Estudos em Arte Têxtil do Instituto Urdume
2020:
-
Grupo de Acompanhamento de Artistas com Julie Belfer.
-
Curso de criação de portfolio com Julia Lima e Bruno Novaes, parte do programa de formação de artistas da Casa TATO (Galeria TATO).
-
Curso “Produção de Exposição” com Carol Angelo e Daniele Carvalho pelo Instituto Adelina.
2019:
-
Participação no projeto “Corpo e Paisagem” da bailarina Laila Padovan no Centro Cultural São Paulo (CCSP).
-
Curso “Gatilho” sobre processo criativo com o artista visual Marcelo Moscheta.
-
Cursos variados de técnicas têxteis em Nova York, no Textile Arts Center (Brooklyn).
-
Curso de corte e costura sob medida na escola de moda Couture Lab em São Paulo.
-
Curso intensivo de tricô à máquina com a artista Jéssica Costa em São Paulo.
Graduação em artes visuais no Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP): Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais (2011-2016).
2014 a 2016:
-
Aulas regulares de Contato Improvisação na Casa do Lago – Unicamp com a professora Marília Carneiro durante os anos de 2014 e 2015.
-
Participação em diversos workshops de Contato Improvisação como Sul em Contato 2015 (Porto Alegre), BH in contato 2015 (Belo Horizonte), Campinas em contato (2014) e no Encontro Internacional de Contato Improvisação 2016 (Ilha Bela).
2012:
-
Aulas de pintura à óleo na galeria J. Pedrazzoli com a professora Josely Guimarães do ano 2001 até 2012.
2007 a 2010:
-
4 anos de participação no grupo de teatro do colégio São Luís (Rua Haddock Lobo, 400 – Cerq. César, São Paulo) com o Professor Tuna Serzedello.
.
MINI BIO
Mariana Gonçalves é graduada pela UNICAMP em Artes Visuais e seu percurso como artista se tornou tridimensional por meio de instalações e objetos.
Partindo do corpo e de desejos táteis específicos, seu maior interesse está na relação sensória entre espectador e obra.
O tecido com suas múltiplas texturas tem sido utilizado como principal suporte para desenvolver sua pesquisa e para isso teve formação complementar em diversos cursos de técnicas têxteis.
Elementos do que é íntimo, visceral e formas que se assemelham a órgãos são recorrentes nos seus trabalhos, com os quais em 2022 foi premiada nos Salões de Artes Visuais de Ubatuba (SP) e de Praia Grande (SP). Em 2023 ministrou cursos no SESC Av. Paulista e ocupou o espaço de brincar do SESC Jundiaí com suas obras. Foi selecionada para o Programa Arte e Brincar do projeto "O Pequeno Colecionador" e expôs na Galeria Carbono com a coletiva "O tempo é uma criança que brinca".
Atualmente mantém um ateliê aberto ao público em São Paulo, no qual propõe oficinas e recebe grupos e escolas para vivências com suas obras.