top of page

Mariana Gonçalves, "Orgânima"

(2015 - 2016)

Técnica: Objetos para vestir em tecido moletom, tule, cordões, velcro, lã e sementes de urucum.

Dimensões: 30cm x 100cm x 100cm (núcleo - objeto), 

4m x 3,5m (feltro - passível de variação)

ORGÂNIMA:

Orgânima

Orgânima é uma proposta de vivência sensorial na forma de roupas-esculturas a serem vestidas pelos espectadores. Cada peça agrega ao corpo e reforça o contexto de gestação – criação dentro do corpo da fêmea – com referências claras a úteros, seios e cordões umbilicais, a serem desdobrados, (re)descobertos e desenrolados por movimentos espontâneos dos participantes.

A vivência é gerada a partir de um espaço circular de criação e experimentação coletiva dirigida pela presença dos tecidos modelados para o corpo. Essa forma do círculo, explorada em todo trabalho, relacionada também a orifícios, buracos, curvas, ao sensual e ao profundo, serve de base para a construção de um centro gestacional de movimento e sensação. Traz o caráter ritualístico, integral e horizontal que é proposto dentro da experiência sensorial das peças.

 

Expandir o ventre, reforçar simbolicamente o útero como espaço que compreende e sustenta todos os outros corpos, como centro de criação ilimitado, e expor, propondo o contato sensível, os órgãos femininos. Esse corpo existe, sim.

 

Trabalho criado e desenvolvido enquanto Projeto Experimental em Artes Visuais, TCC do curso da graduação na Unicamp. 

 

Orientação: Sylvia Furegatti

 

Criação e confecção: Mariana Gonçalves

 

Fotografia: Mariana Gonçalves, Mariana Lima e Marília Sucena

bottom of page